Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)
Parceiros:
Os Parceiros que nos auxiliaram nesta atividade foram:
Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Pais e Encarregados de Educação.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na parte terrestre temos plantas, árvores de grande porte, pássaros, borboletas …
Na parte aquática temos algas, peixes, uma baleia, cavalos marinhos…
O Sol representa a vida do planeta.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Na imagem estão representados dois ecossistemas que convém preservar. Tempos um ecossistema terrestre com árvores e os ninhos que foram colocados para a preservação dos pássaros e um outro ecossistema o mar com os seus elementos vivos a defender e as dunas como um elemento de transição e equilíbrio entre os dois ecossistemas.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Para a resolução do desafio Muros com Vida foi necessário criar uma dinâmica e formar parcerias para que os objetivos propostos nesta atividade fossem atingidos.
Assim, a junta de freguesia colaborou na limpeza do muro, os pais deram uma base de primário para que houvesse uma maior garantia que a tinta de acabamento aderisse à superfície do muro a pintar, a Câmara Municipal forneceu as tintas e os alunos executaram o trabalho.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos participantes têm níveis etários desde o JI ao 4º ano de escolaridade. Assim as sus idades situam-se no intervalo dos 3 anos aos 9/10 anos.
A atividade, depois de discutida e inserida no plano de ação da escola, foi apresentada a cada turma onde foram elaboradas propostas de pintura.
Depois de analisados foram escolhidos elementos representados e construído um painel que foi transposto para o muro.
De seguida, por turmas, todos os elementos foram pintados ao gosto dos alunos surgindo um muro com vida e atrativo.