Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Atalaião (Portalegre)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
União de Freguesias da Sé e São Lourenço.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Ecossistema presente refere-se à Serra de São Mamede, em Portalegre e a alguma da sua fauna e flora.
Sobreiro - Quercus Suber
Aranha - Araneus pallidus
Escorpião - Buthus ibericus
Borboleta - Iphiclides feisthamelii
Formiga - Crematogaster scutellaris
Escaravelho- Lucanus cervus
Libelinha - Platycnemis latipes
Abelha - Apis mellifera

Qual a razão da escolha desta imagem?
Porque a nossa Escola se encontra inserida no Parque Natural da Serra de São Mamede.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O tema foi escolhido pelos alunos e pelos docentes da Escola e é a continuidade do que se tinha feito no ano letivo anterior.
De seguida procurou-se a parceria da Junta de Freguesia para adquirir mais algumas tintas, porque ainda tínhamos algumas do ano letivo anterior, mas não eram suficientes.
Através da ajuda do animador, pertencente ao Gabinete de apoio à Família e ao aluno foi desenhado na parede o que se pretendia pintar.
Foi solicitada a colaboração de docentes e de alunos que procederam à pintura do muro, que se encontra à entrada da Escola, já no seu interior.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos tinham entre 6 e 10 anos. Participaram na escolha do desenho, das cores e na pintura.