Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Assentos (Portalegre)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura de uma paisagem alentejana ao entardecer, com a sua fauna e flora típica.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
União de Freguesias da Sé e S. Lourenço ofereceu as tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema retratado é um souto numa planície alentejana ao entardecer (tendo um sobreiro em destaque), sendo a mesma habitat de algumas espécies animais presentes: o coelho bravo, a cobra-rateira, o rato-do-campo, a águia-de-bonelli, uma ovelha e um porco preto. Os animais estão relacionados entre si em várias cadeias alimentares. Ex. A ovelha come erva e pode ser a presa da águia. O porco preto come as bolotas do sobreiro, assim como o rato que pode ser presa da águia e da cobra.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem deveu-se a ser o território, onde a escola está inserida, o Alentejo.

A ideia de pintar o mural surgiu na sequência de um Projeto elaborado pela Equipa de Educação Especial, de transformar um pátio interno num espaço multifunções, onde serão criadas áreas distintas: Horta pedagógica, relaxamento e situações SOS e trabalho de grupo e exposições.
Este projeto tem a finalidade de ser um espaço de acolhimento, resolução de problemas interpessoais, valorização ou simplesmente possibilitar o convívio entre pares e professores/técnicos num ambiente acolhedor e descontraído. Mais do que adequar espaços às necessidades de cada aluno, este Projeto deve garantir a sua inclusão como cidadão e proporcionar oportunidades iguais.
Enquadrado no Projeto Eco-Escolas, na transformação de um velho e obsoleto pátio de arrumos, todo o mobiliário foi feito com material reciclado e aproveitamento de móveis velhos.
No trabalho efetuado diariamente com os alunos no CAA - Centro de Apoio à Aprendizagem, as professoras questionaram os alunos sobre o que fazer para embelezar as paredes e surgiu a ideia de inscrevermos a escola no Desafio "Muros com Vida", aproveitando os saberes de alguns alunos, cujas famílias trabalham e vivem no campo.
Desse modo, os discentes, no seu período letivo, foram pintando a imagem com a orientação da equipa.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos envolvidos vai desde os 6 aos 11 anos. São alunos com necessidades educativas especiais que frequentam o CAA - Centro de Apoio à Aprendizagem na Escola Básica de Assentos. As crianças participam ativamente no Projeto Eco-Escolas, assim como no seu Conselho e uma das atividades que planificaram foi a pintura deste mural. A ideia da paisagem alentejana surgiu de um aluno, cujo pai trabalha num monte e que conhece bem as relações entre os animais desse ecossistema. Com a ajuda das professoras de Educação Especial e as duas Assistentes Operacionais do CAA, as crianças foram pintando com orientação, durante o seu tempo letivo. No final apresentarão o resultado do trabalho efetuado no último Conselho Eco-Escolas.