Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Outeiro - Rande (Felgueiras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Salvem o Planeta

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de freguesia, Câmara Municipal, Encarregados de Educação

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na nossa pintura abordamos os ecossistemas da floresta, das zonas habitacionais com ecopontos e do mar, uma vez que se os outros ecossistemas estiverem limpos, o mar também estará, pois tudo vai parar ao mar.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A partir dos desenhos dos alunos que simbolizavam uma Natureza limpa e feliz, tentamos, no desenho do muro, abordar um pouco do trabalho de cada um. Desta forma, responsabilizamos mais os alunos para a sua marca neste trabalho e pegada ecológica.

Toda esta Atividade partiu de um trabalho em equipa, com o início na leitura e discussão do Regulamento da Atividade, num Conselho Eco-escolas, trabalho de pesquisa e alertas para um Planeta mais limpo e saudável, em aulas de Estudo do Meio e Cidadania, desenho dos alunos e a parte final, que foi a Pintura no Muro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram todos os alunos, num trabalho de dinâmica com os professores.
De salientar que no momento de tirar a foto do Muro Completo não nos foi possível tirar noutra perspetiva e visibilidade, pois tínhamos no recreio da Escola um palco e uma tenda gigantes, para um evento, no âmbito da Comemoração dos 20 anos da Localidade a Vila (o espaço exterior da Escola foi autorizado).