Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1 de Santar (Nelas)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura do nosso barracão.

Fotografias de detalhes:

Fotografia com os detalhes do nosso Mural, as vinhas de Santar, a uva e o coelho.

Parceiros:
Nesta atividade participou a Junta de Freguesia de Santar que pintou o barracão, os pais/encarregados de educação que ofereceram o primário e a tinta branca, a Câmara Municipal de Nelas que ofereceu as tintas coloridas e os pinceis, o professor da Atividade Lúdico Expressiva (AEC) que ajudou na elaboração do traçado na fachada do barracão e na pintura da mesma.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na nossa pintura temos um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animal (coelho) , e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar (nuvens) e o solo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Nós escolhemos esta imagem porque Santar é uma vila que surpreende pelo seu património cultural e pela beleza da sua paisagem marcada pela vinha, uvas, rematada no horizonte pela serra da Estrela a sul e pela serra do Caramulo a norte. Também consta na imagem o coelho que é um animal característico desta zona e que povoa as nossas matas.

Numa fase inicial fizemos o levantamento da fauna e flora existente na nossa localidade. Seguidamente selecionámos alguns elementos mais característicos da zona e os alunos fizeram as ilustrações.
Depois foi escolhida a ilustração mais original. Posteriormente, a coordenadora do projeto e o professor de ALE (Atividade Lúdico Expressiva) passaram o desenho para o word (com adaptações), o desenho foi projetado na parede do barracão e traçado a lápis de carvão. A partir daí realizou-se o trabalho de pintura do Mural, que contou com a colaboração dos professores e alunos do 3º e 4º anos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos que participaram nesta atividade têm idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos. Ao longo da semana, eles foram colaborando na pintura do Mural, após o almoço e na hora das expressões. Estiveram sempre bem dispostos e empenhados concretização da tarefa.