Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB/JI Combatentes (Ovar)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Elaboração do croqui de pintura

Totalidade da pintura:

A nossa ria de Ovar a Aveiro

Fotografias de detalhes:

A beleza da nossa ria com os flamingos pela manhã

Parceiros:
Associação de pais da escola(APECO), oferta das tintas

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ao longo do ano, é possível observar na Ria de Aveiro , na zona de Ovar uma vasta biodiversidade na faunística e florista, onde se destaca os flamingos, pica-pau-malhdo, guarda-rios, garça-real, enguia, lampreia, salicórnia, caniço, junco...
Na pintura, representamos o que as crianças mais admiram os flamingos que pela manhã podem ser observados em bando cor-de-rosa nas águas junto ao Areinho ou Ponte da Varela.
As margens da ria são representadas pelos altos caniços e junco.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A Ria de Aveiro é uma lagoa costeira de baixa profundidade e extensas zonas entre marés. A Ria estende-se por 45 km, vai de Ovar a Mira.A escola EB/JI fica localizada em Ovar, local onde inicia a ria de Aveiro, tão acarinhada pelo nosso povo vareiro.
Ao fim-de-semana, as famílias realizam os seus piqueniques junto às margens.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Local conhecido das crianças que habitam em Ovar, onde habitualmente realizam os passeios em família, ao fim-de-semana.
Realizamos uma visita de estudo ao Areinho, para observar a biodiversidade existente, uma aula de campo e, finalmente em contexto escolar realizamos pesquisa na net.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
crianças de idade pré-escolar (3 a 6 anos de idade)