Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Vila d'Este (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A escola teve apenas a parceria da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O projeto deste trabalho identifica os vários ecossistemas existentes na Terra, (aquático e terreste) relativamente à sua fauna e flora.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Das cinco imagens apresentadas aos alunos e depois de ter sido explicada a sua viabilidade na execução, os alunos optaram por esta, por considerarem que a cor era bastante forte e que chamava mais à atenção.….

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O Projeto “Muros com vida” foi dinamizado e supervisionado pela professora Silvéria Martins.
O Projeto foi facultado a toda a comunidade educativa através de cartazes colocados no placard Programa Eco-Escolas.
Aderiram a este projeto duas turmas do 6ºano, B e D. O tema correspondente a este desafio foi debatido na disciplina de Ciências Naturais e concretizado na disciplina de Educação Visual.
Seguidamente foi proposta a realização de um desenho alusivo ao tema em questão. Os alunos estiveram muito empenhados na realização desta atividade tendo sido realizados desenhos, entre os quais foram escolhidos os cinco melhores que representassem os vários ecossistemas.
Através de votação por voto secreto, nas turmas envolvidas, foi escolhido o desenho final.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A média de idade situa-se nos 12 anos.
Para envolver os alunos foi apresentado na aula de EV, o projeto e respetivo tema a concretizar (Biodiversidade), no âmbito da programa Eco-Escolas. Para motivar ainda mais os alunos foi explicado que este tipo de projetos são sujeitos a concurso nacional dividido por escalões, tendo sido, ainda, apresentados algumas imagens dos vários projetos dinamizados em várias escolas nacionais.