Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB Bairro (Santa Maria da Feira)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografia panorâmica da pintura realizada.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Associação de Pais
Junta de Freguesia

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema Marinho, em que os componentes bióticos são seres vivos, animais e plantas do nosso oceano.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As imagens foram sendo escolhidas por cada turma, consoante a faixa etária de cada grupo ( alunos entre os 3 e os onze anos). Como tal, temos no nosso muro animais mais infantis e outros mais realistas, mas sempre com o intuito de representar o nosso oceanos e os seres vivos que nele habitam. O mar foi a temática escolhida para ser trabalhada na nossa escola daí a nossa imagem ir de encontro à representação do nosso oceano.

Esta imagem resultou de uma série de iniciativas e projetos nos quais participamos sendo o oceano sempre o tema base: O tema do nosso desfile de carnaval foi a poluição nos oceanos; na nossa Semana da Terra desenvolvemos atividades inseridas no projeto Oceano azul, em que foram construídos seres marinho, pela comunidade, com materiais reutilizados e cartazes alusivos à poluição dos oceanos, e posteriormente realizada uma exposição aberta a toda a comunidade. E foi com base nos trabalhos produzidos que nos inspiramos para a concretização de uma imagem que representasse o nosso oceano livre de poluição e com seres vivos felizes e saudáveis.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm idades compreendidas entre três e onze anos, num total de 64 alunos. Todos os alunos foram envolvidos nas diferentes etapas da execução desta pintura deste muro que estava muito feio e agora transformou aquela zona exterior da nossa escola. Os alunos foram participando de diferentes formas ora pintando, ora desenhando, Eles adoraram pintar e embelezar esta zona da escola que agora vai ser muito mais utilizada por eles, por ter ficado um espaço mais colorido e aprazível para o convívio.