Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

CATL "Mundo da Criança" – Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Painel finalizado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Camara Municipal da Ribeira Grande, apoiou-nos com as tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
PROJETO ECO-ESCOLAS 2022/2023
MEMÓRIA DESCRITIVA
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Nome do projeto: “MUROS COM VIDA”
Nome: CATL “MUNDO DA CRIANÇA”
Professor(a) Coordenador(a): Raquel Olas
Autores: Crianças do CATL “MUNDO DA CRIANÇA”
Email: mundodacrianca@scmrg.pt
2. MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO E COMO FORAM ENVOLVIDAS AS CRIANÇAS
O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pintura ao ar livre em muros dentro do recinto do CATL, com o tema “Espaços Exteriores”, podendo integrar ecossistemas como florestas, terras agrícolas, zonas húmidas e oceanos.
Ao nível dos habitats, na região da Tronqueira evidencia-se a Floresta Laurissilva, normalmente constituída por Erica azorica (Urze), Juniperus brevifolia (Cedro do Mato), Laurus azorica (Louro) entre muitas outras espécies nativas. Na fauna o destaque vai para a presença do Priolo (Pyrrhula murina). No entanto, inserimos neste painel também o Folhado (viburnum treleasei) encontra se em todas as ilhas dos Açores exceto na Graciosa, Azorina Vidalli, existe em todas as ilhas, A Borboleta (Pieris brassicae) existe em todas as ilhas, associada às couves e é comum vê-las nos campos e hortas, Escaravelho - dos - fungos (tarphius azoricus) endémico dos Açores, nas ilhas das Flores, Faial, Pico, S. Jorge, Terceira e S. Miguel e por fim o Caracol (Napaeus delibutus) espécie endémica de concha comprida, que vive em S. Miguel e no grupo Central.
De seguida, projetou-se este mesmo ecossistema nos muros do recreio do CATL para, posteriormente, passarmos à pintura do mesmo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão da escolha deste painel (imagem), surge do querer representar nas paredes exteriores do nosso CATL, uma composição representativa do objeto real "FLORESTA LAURISSILVA" que tinha sido pesquisado e trabalhado pelo grupo de crianças.

Numa primeira fase, foi apresentado às crianças o projeto e suas linhas orientadoras de maneira a explicitar os objetivos e intenções da tarefa proposta. Após esta breve introdução, foi realizada uma pesquisa e apresentado às mesmas algumas imagens de vários ecossistemas, de forma a escolhermos o que pretendíamos realizar, sendo o tema escolhido foi a "Floresta". No seguimento do que já tínhamos pesquisado para o desafio – Collage de um animal endémico, aprofundamos a pesquisa a cerca da "Floresta Laurissilva", na região onde vivemos. O principal propósito é promover um novo olhar e conhecermos melhor a nossa ilha, centrado na arte e explorando o potencial criativo de cada crianças, exteriorizando as suas potencialidades, preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade. Em suma, é uma forma de valorização do recinto do CATL e ao mesmo tempo de momentos de comunicação, partilha e convívio entre os intervenientes.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades das crianças: entre os 4 e 12 anos.
As crianças participaram na:
- Pesquisa do tema;
- Escolha do ecossistema;
- Escolha dos elementos que iriam compor o painel;
- Após esta escolha, a ilustração do mesmo nas paredes do CATL foi realizada pelos adultos;
- Em seguida passou se à pintura, realizada pelas crianças com a ajuda dos adultos.