Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Escolar de Guia (Pombal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro pintado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Agrupamento de Escolas de Guia
União de Juntas de Freguesia de Guia, Ilha e Mata Mourisca
Camara Municipal de Pombal
Eng. do Ambiente Catarina Soares da Camara Municipal de Pombal

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura é uma paisagem com um rio, peixes, árvores que representam a floresta, uma colmeia, abelhas flores e pássaros. Este trabalho resulta dos vários temas abordados numa perspetiva de efectivar hábitos de proteção e cuidado com a natureza. As crianças apresentaram as suas ideias, e como foram várias, resultaram várias situações:
Os rios em sequência do que aprenderam com o projeto do Mar começa aqui, e do conhecimento que vão adquirindo dos rios e ribeiros da localidade; a Floresta, que existe na localidade, que aprendem a cuidar e a proteger; as abelhas que foi um projeto trabalhado no 2.º período, salientando a sua importância para a vida Humana e toda a natureza, sensibilizando para a sua proteção; as flores porque as abelhas precisam delas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem foi feita pelas crianças que retrata as suas aprendizagens e as suas preocupações. Um conjunto diverso que regista as ideias de todos. Também está escrito o eco-código da escola, para informação à comunidade.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo de trabalho é o que se dinamiza diariamente com os grupos de crianças, dando-lhes as ferramentas necessárias para serem críticos, sugestivos e decisivos.
A metodologia foi variada, com passeios pela localidade para observação dos espaços circundantes, (se estão cuidados, se não o que se pode fazer), documentários digitais, consulta de enciclopédias, contando também com a participação das famílias e inserindo as aprendizagens curriculares em todas as atividades: Histórias, poemas, textos livres, artes gráficas e artisticas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
São crianças de jardim de infância com idades entre os 3 e os 6 anos.
Foram envolvidos ao longo do ano em todas as atividades do projeto "Nós Fazemos... o Planeta Sente" dinamizado durante 4 anos pela Educação Pré-escolar do agrupamento de Escolas de Guia. também é uma sequência do trabalho realizado no ano anterior "O mar começa aqui", que despertou nas crianças e famílias um alerta para os problemas que afetam a natureza.