Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1 de Muge (Salvaterra de Magos)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Ao longo do desenvolvimento do projeto Eco-Escolas estabeleceu-se articulação com o Município, Junta de Freguesia de Muge e Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, com lugar nas reuniões do Conselho Eco-Escolas. O mesmo prestou uma importante colaboração, disponibilizando os materiais necessários à realização das pinturas, tendo ainda providenciado a pintura do muro da escola de branco, o qual constituiu a base para a concretização do projeto “Muros com Vida”, em alusão ao tema "Gotas no Oceano".

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre (montes, plantas/flores);
Ecossistema aquático - mar/água, sol, dunas, animais marinhos (polvo, peixes, búzios, estrelas-do-mar) e plantas marinhas (algas).

Qual a razão da escolha desta imagem?
Pretendemos dar continuidade à pintura já realizada no ano letivo 2021/22.
Este ano, representámos também o oceano, como forma de sensibilizar para a sua proteção e conservação, bem como de algumas espécies marinhas que lá habitam.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
- Os alunos desenharam em papel os elementos que gostariam de ver pintados no muro, os quais em alusão ao tema “Gotas no Oceano”;
- Em Assembleia de Escola, foram selecionados os elementos a representar/pintar;
- Procedeu-se à representação/traçado dos elementos, no muro, pintado de branco previamente, com a colaboração da Junta de Freguesia;
- Os vários elementos foram contornados com as tintas.
Os alunos participaram na pintura do muro, organizados em pequenos grupos, orientados pelas professoras.
No próximo ano letivo, proceder-se- à à respetiva pintura/preenchimento do muro, dada a limitação do tempo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos participantes têm idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos.
Os mesmos participaram em todo o processo do subprojeto “Muros com Vida”, nomeadamente: desenho/pintura no papel e seleção dos vários elementos a representar/pintar; contorno dos elementos no muro branco.
Pretende-se continuar a pintura do muro, no próximo ano letivo.