Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica da Mata (Estremoz)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro da Escola Básica da Mata que ganhou vida

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Artista de arte urbana Davide Alves
Junta de Freguesia de Santa Maria e Santo André
Município de Estremoz

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema da Mata Municipal junto à Escola Básica da Mata: arbustos, palmeira, loureiro, laranjeira, rosa, amor perfeito, jarros, tartaruga, peixe no lago, andorinha, rato, abelha, borboleta, caracol, pomba, joaninha, aranha e minhoca.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O tema foi escolhido porque a escola, Escola Básica da Mata, fica perto de uma mata e foi decidido dar continuidade à mata no mural da escola (dar vida aos muros).

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foi realizada uma visita à mata, os alunos registaram os elementos do ecossistema que observaram e cada um escolheu um elemento. Depois pesquisaram sobre o mesmo e fizeram o desenho. De seguida melhoraram o desenho dos elementos, aumentaram os mesmos aperfeiçoando o trabalho. Posteriormente, foi feito o recorte de stencils, baseados nos desenhos finais. Por fim, foram aplicados os stencils com tintas de spray à base de água.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos são de uma turma de 4º ano com idades compreendidas entre os 9 e 13 anos. Desde o inicio do projeto mostraram muito interesse, empenho e ficaram muito satisfeitos com o produto final.