Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 Inês de Castro (Coimbra)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro com Vida na escola E.B. 2,3 Inês de Castro.

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Fauna e Flora observada no espaço que rodeia a escola.
Os elementos do ecossistema presentes na pintura são:
-Flora: orquídeas silvestres, arbustos diversos e cogumelos;
-Fauna: melro, borboletas, sapo, macaco, coelho, caracol, tartaruga, joaninha, abelha e esquilo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem do muro prendeu-se com a relevância da biodiversidade para equilíbrio do planeta.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No âmbito das atividades do projeto Eco-Escolas, as professoras responsáveis, Ana Amaro e Rosa Marques, propuseram esta atividade à colega de Educação Visual, Isabel Dias, que, prontamente, aceitou o desafio. Os alunos do 8.º e 9.º anos das suas turmas elaboraram os projetos conducentes à pintura de um muro exterior existente na entrada da escola. Este projeto foi baseado na biodiversidade vegetal e animal existente no espaço envolvente da escola.
Em sala de aula, depois de consciencializados sobre a relevância da biodiversidade para equilíbrio do planeta, os alunos planearam, desenharam e pintaram os elementos vegetais e animais numa folha de papel cavalinho A3. Posteriormente, selecionaram os trabalhos destinados a integrar o mural cujas dimensões atingem, aproximadamente, 11 metros de comprimento e a altura oscila entre 1 e 2 metros. Seguidamente, a professora, Isabel Dias, envolveu toda a comunidade discente, bem como os professores de Educação Visual do 3.º ciclo, Armando Simões e Maria do Céu Peralta.
Materiais utilizados na pintura foram tintas acrílicas pincéis e rolo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos tem idades compreendidas entre os 11 e 15 anos.