Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Casa do Povo de Vialonga (Vila Franca de Xira)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Ecossistema do estuário do Tejo

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Este projeto só foi possível graças ao apoio da Junta de freguesia, que preparou a parede que estava muito danificada e da fábrica de tintas da Mipal de Vialonga que cedeu todas as tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado refere-se ao estuário do Tejo, que os meninos de 5 anos conheceram quando visitaram o EVOA. É um ecossistema especial da nossa região que recebe e permite a nidificação de inúmeras espécies migratórias.
Os animais que mais seduziram as crianças foram os flamingos e os patos, daí a maior representatividade, mas também estão representados os camarões e peixes usados na sua alimentação.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Achámos interessante representar um espaço visitado pelas crianças que foi do seu interesse e é emblemático da região.

Fez-se uma pesquisa de imagens do estuário que se enviaram para a direção e para a junta de freguesia.
A Educadora dos 3 anos, Paula Ezequiel, fez os destaques da pintura e os restantes adultos implicados ajudaram a preencher os espaços.
As crianças de 5 anos, depois dos seus projetos em desenho a lápis na sala, fizeram as pinturas dos flamingos e dos patos no mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos os 24 meninos de 5 anos e 4 adultos dos 3 e 5 anos.