Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A biodiversidade de Alvaiázere

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de Alvaiázere

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
1: No mural está representada alguma da fauna e flora da nossa zona. A ribeira de Alge, onde vivem anfíbios como rãs e salamandras, onde garças descansam dos seus voos e se refrescam nas águas limpas. O pisco, uma ave que povoa as hortas e nos deslumbra com a sua leveza e beleza. O javali, a raposa, a doninha e o texugo são também animais que coabitam nesta zona. Cruzamo-nos muitas vezes com estes animais ou observamos o rasto que que deixam nos campos e os sons. O alecrim cresce na serra de Alvaiázere e salpica a serra com as suas cores vibrantes. A árvore, o carvalho cerquinho, é a figura central, na sua imponência, é o elemento essencial para a vida no planeta, nas mãos do homem que tem por obrigação a sua preservação.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão da escolha desta imagem, deve-se, em primeiro lugar à mensagem de equilíbrio entre o homem e natureza, representando a biodiversidade que deve ser preservada na nossa zona e em todo o mundo. As dimensões da parede e a existência das janelas, levaram-nos a escolher uma imagem que pudesse aproveitar as zonas amplas e que reforçasse o equilíbrio formal.

Foi escolhida a parede (8 metros x 4metros), junto à entrada da escola, para uma maior visibilidade e transmissão da mensagem. Foi feita a pesquisa sobre a fauna e flora da zona e realizados os projetos à escala, sobre papel. Foi escolhido pelos alunos intervenientes, por unanimidade, um dos projetos. O desenho foi realizado, utilizando o carvão vegetal sobre o muro. Foram adquiridas as tintas, oferecidas pela Câmara Municipal de Alvaiázere, que também apoiou com andaimes. A pintura com trinchas e rolos, foi sendo realizada durante as aulas de Educação Visual, a partir do dia 4 de maio, com duas turmas, 100 minutos cada, à terça-feira e quinta-feira. O mural foi terminado no dia 25 de maio.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos intervenientes, duas turmas do nono ano, 47 alunos no total, ficaram desde o início muito interessados no projecto, com uma imensa vontade de criar algo para o bem comum da comunidade escolar, que viesse a valorizar o espaço e a transformar uma superfície branca em algo passível de transmitir alegria e vida. Vestiram as batas, pegaram nos pincéis, lutaram contra o medo das alturas e subiram mais alto, com muita vontade de concretizar este grande projeto. Foi um exemplo de trabalho, de união, persistência, na realização de algo que nunca tinham experimentado e que levarão para a vida.