Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Apúlia (Esposende)

Fotografias do processo/pintura:

Alunas do 6.º ano a pintar os vasos suspensos.

Totalidade da pintura:

Vasos suspensos no muro/gradeamento da Escola Básica de Apúlia

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Esposende Ambiente - Câmara Municipal de Esposende.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Escolhemos os ecossistemas envolventes da escola e os elementos escolhidos foram os insetos: joaninhas, abelhas, louva-a-deus, aranhas, borboletas, vespas, libelinhas, besouros e formigas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolhemos representar os insetos devido à sua enorme importância nos ecossistemas, como polinizadores, detritívoros, predadores, dispersores de sementes e jardineiros.

Escolhido o tema pelos elementos do Eco-Escola, foi proposta a realização da atividade, nas aulas de Educação Visual, aos alunos do 6.º ano da Escola Básica de Apúlia. Os alunos consultaram vários livros sobre os insetos da nossa região, requisitados na Biblioteca Escolar, para se inspirarem e selecionarem os insetos que queriam reproduzir.
Nas aulas de Educação Visual os alunos elaboraram os esboços dos insetos selecionados e, após termos solicitado as tintas ao departamento do Ambiente, da Câmara Municipal de Esposende, deram início, no terceiro período à pintura dos vasos suspensos nos muros da escola.
Daremos continuidade ao projeto no próximo ano letivo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O insetos foram pintados pelos alunos do 6.º ano, das turmas I, J, K e L , com 11/12 anos, em colaboração com as professoras de Educação Visual, Teresa Felício e Isabel Campos.