Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Colégio Internato Claret (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Monte Murado e o Santuário da Nossa Senhora da Saúde no passado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Familiares dos alunos e habitantes dos Carvalhos.
Interdisciplinaridade: Colaboração dos professores das disciplinas de Educação Visual; Matemática; Português e Educação Tecnológica.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Ecossistema presente na pintura é a floresta. Destacam-se os seguintes elementos, nomeadamente, na Biodiversidade - na fauna, a raposa, o porco selvagem, e o ninho com pássaros; quanto à flora arbustos, herbáceas e o Carvalho; quanto na Geodiversidade destaca-se os Caos de Blocos graníticos que se erguem formando muros que envolvem o Santuário, daí designar-se Monte Murado.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O Colégio Internato Claret localiza-se nos Carvalhos, vila inserida na União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo. Dita a História que esta Terra teria sido povoada por Carvalhos. O presente Mural pretende recriar o ecossistema de floresta do passado do Monte Murado onde se situa o Castro, local onde se construiu o Santuário da Senhora da Saúde e da Biodiversidade dessa época que atualmente está extinta. Neste Ecossistema de floresta ainda persistem Carvalhos e foram plantados Eucaliptos.
A razão da escolha desta imagem tem como finalidade dar a conhecer às gerações mais novas a História envolvente do Colégio e colocá-las a refletir "O porquê dos seres vivos que existiram no passado, já não existem no presente!"

Os alunos do Clube Eco Escolas realizaram um estudo e levantamento da Biodiversidade do passado do ecossistema que existiu, junto dos residentes e dos seus familiares. Os testemunhos relataram a presença de diversas espécies como a raposa, o porco selvagem, a lebre, serpentes e aves.
O Mural foi planificado/projetado e concretizado numa parede da Horta Biológica do Colégio. Os alunos do 9º Ano monitorizaram os alunos do 5 e 6º Anos, para as tarefas de construção do mural.
Houve uma escala de participação dos intervenientes para pintarem o mural. Todos contribuíram de forma muito dinâmica e empenhada para a concretização do projeto.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos varia entre os 11 e 15 anos. Os alunos foram envolvidos apelando à sua participação ativa na construção