Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Associação do Infantário do Patronato de São Pedro (Funchal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com Vida - Infantário da Associação do Patronato de São Pedro

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal do Funchal

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura está presente um ecossistema aquático.
Neste ecossistema estão presentes golfinhos, tartarugas, polvos, peixes-palhaço, caranguejos, alforrecas, raias, lobos marinhos, cavalos marinhos, estrelas do mar, lagostas, um peixe-balão, entre outros seres vivos aquáticos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Devido ao interesse das crianças e pelo facto de ser um tema que estava a ser abordado nas salas de jardim de infância.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No momento da abordagem com as crianças acerca da separação dos resíduos e da poluição que estes resíduos causam ao ambiente, surgiu a poluição também dos mares e o quanto esta poluição colocava em risco toda a biodiversidade lá existente. Neste sentido, foi aprofundado o tema, foram visualizados filmes, conheceram histórias, conheceram novas espécies através dos livros e ficou decidido que seria um tema interessante para retratar na pintura do mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades variaram entre os 10 meses e os 6 anos. As crianças mais velhas (jardim de infância) escolheram alguns dos animais que gostassem que lá estivessem presentes. Participaram na pintura do mural, através da carimbagem de mãos ou pés.