Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1 Dr. Catela Gomes (Loures)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Alunos a pintar

Totalidade da pintura:

Muro duas partes pintadas

Fotografias de detalhes:

Detalhe de algumas partes do muro

Parceiros:
Houve a colaboração de uma Encarregada de Educação na elaboração da imagem e a Associação de Pais contribuiu tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura estão representados os ecossistemas terrestre e aquático. Consegue identificar-se elementos dos dois ecossistemas como animais e plantas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem surge no âmbito do tema Biodiversidade, que foi trabalhado ao longo do ano no projeto "Anim'Arte", bem como nas temáticas de sala de aula na disciplina de Estudo do Meio. Como referido no ponto seguinte, serviu igualmente para dar continuidade ao desenho do comboio e dar mais vida e cor ao muro da escola.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural surgiu da necessidade de se atualizar uma imagem já existente no muro, que precisava de alguma melhoria e retoques. Assim, em colaboração com uma Encarregada de Educação, após reunião, ficou decidido que além da imagem anterior deveria aumentar-se o desenho nas restantes paredes do muro, para que estivessem representados diferentes espaços e houvesse diversidade, bem como alusão ao Eco-Escolas, representando a reciclagem.
A Encarregada de Educação elaborou um novo esboço, que depois foi desenhado no muro e pintado pelos alunos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Nesta atividade foram envolvidos os alunos das diferentes turmas que se enquadram na faixa etária dos 6 aos 11 anos.
Os alunos realizaram a pintura de várias partes da imagem e foram dando sugestões de elementos a colocar na imagem.