Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica da Sé (Braga)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
As parcerias foram : Câmara municipal de Braga e professores das Atividades de Enriquecimento Curricular - AEC de artes plásticas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Este ecossistema é formado por água, algas , peixes e um ser humano simbolizando a vida e a importância da água.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida por, no âmbito da cidadania e do do Eco-escolas, a água ser um bem a escassear e porque como os alunos fizeram a monitorização da água , quiseram mostrar que se preocupam com este bem essencial à vida. Também era o tema escolhido pelos professores de Atividade de Enriquecimento Curricular a trabalhar nas suas aulas. E, porque os alunos quiseram concorrer a este desafio.

A metodologia foi:
1. Organização dos grupos.
2. Organização dos materiais.
3. Calendarização das horas a pintar.
4. Lavagem do muro.
5. Pintura com a professora de artes plásticas e outras professoras.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades dos alunos estava compreendida entre os 8 e 11 anos.
Foi questionado aos alunos como poderíamos embelezar a nossa escola dando-lhe vida. Foi apresentada a atividade e logo foram unânimes em aceder à mesma. Com ajuda dos professores e a coordenadora , procedeu-se à iniciação do pedido de materiais á Câmara municipal. A partir daí tudo foi organizado, chegando a este final que todos acharam ser muito importante não só para os alunos e todos os envolventes, assim como para a comunidade que passa e vê o muro.