Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1 de Geraldes (Peniche)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O ecossistema marinho.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Peniche
Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia
Pais e Encarregados de Educação da E.B.1 de Geraldes

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema marinho foi o escolhido para ser representado no mural da E.B.1 de Geraldes. Nele constam alguns animais e seres vivos, como por exemplo, os polvos, as baleias, várias espécies de peixes, cavalos-marinhos, algas marinhas, florestas de mangal, crustáceos, entre outros.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O projeto “Muros com Vida”, foi um desafio que veio assentar o trabalho desenvolvido pela E.B.1 de Geraldes, ao longo de todo o ano letivo 22/23. Nomeadamente, nas ações de sensibilização para a preservação do ecossistema marinho, como por exemplo, as limpezas de praia dinamizadas pela escola em colaboração com a comunidade local.
A imagem foi escolhida no seguimento da ação “Limpr’aia” da atividade “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” como forma de sensibilização positiva da comunidade educativa e local. Por outro lado, a proximidade à praia de S. Bernardino fez-nos optar pelo ecossistema marinho que representa o recurso natural mais importante do concelho e, ainda, pelo fato de sermos Escola Azul .

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
1ª Etapa: eleição de um desenho base (barco a remos a navegar), que consistiu no voto de todos os elementos da comunidade educativa.
2ª Etapa: recriação e pintura do barco a remos, por parte dos pais e encarregados de educação da escola.
3ª Etapa: eleição de desenhos de espécies marinhas feitos pelos alunos.
4ª Etapa: recriação e pintura dos desenhos das espécies marinhas eleitas, por parte dos alunos, docentes da escola e alguns familiares dos alunos.
5ª Etapa: inauguração do Muro com Vida na festa de encerramento do ano letivo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos alunos dos 6 aos 10 anos que participaram ativamente e com entusiasmo, realizando a composição e pintura dos desenhos de espécies marinhas na parede.