Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Jardim de Infância Casal Moinho (Peniche)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura da totalidade do muro.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Municipio de Peniche - Colaborou com as tintas para a pintura do muro.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema presente na pintura do muro é o mar.
Os elementos presentes: Peixes diversos , tubarão, baleia, cavalo marinho, polvo, carangueijo algas , concha, buzio a água e bolinhas a simbolizar a respiração dos peixes.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha feita pelas crianças teve a ver com a proximidade do mar e as suas preocupações com a poluição no mar.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Inicialmente, em grande grupo, foi escolhido o tema, assim como os elementos do ecossistema a desenhar. Foi feita uma pintura em papel de cenário ,com as medidas que pretendiamos pintar. Foram escolhidas algumas imagens de livros para desenhar os elementos presentes, as crianças coloriram e montámos no papel de cenário já pintado ( fundo do mar).
O muro inicialmente foi pintado a azul, foram desenhados pelo adulto os elementos escolhidos e posteriormente pintados pelas crianças.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O grupo de crianças é heterogeneo com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
As crianças foram envolvidas em todo o processo , desde a escolha do tema ,à pintura do muro.