Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB de Habitovar (Ovar)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
- Câmara Municipal de Ovar;
- Associação de Pais da EB Habitovar;

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Esta pintura tem como objetivo representar o ecossistema presente nas praias do Concelho, mais precisamente na praia do Furadouro, que é a mais próxima da escola. Na pintura podemos identificar as gaivotas, as estrelas do mar, as sardinhas, entre outros elementos pertencentes a este ecossistema.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida por representar um ecossistema da região e surge na sequencia de outros trabalhos que foram realizados ao longo do ano com esta temática (fantasias de Carnaval, exposição no átrio da escola com trabalhos realizados com materiais reciclados, ...)

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O mural foi desenhado por elementos da Associação de Pais e os alunos da escola foram pintando os elementos dando largas à sua imaginação. O dia Eco-escolas marcou o início da pintura que depois se prolongou por diversos momentos até estar concluída, na totalidade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A pintura do mural envolveu todos os alunos da escola, desde o pré-escolar até aos alunos do 4º ano. As turmas mais envolvidas foram as duas turmas inscritas no programa Eco-escolas, que convidaram os restantes alunos da escola a colaborar na pintura.