Escola EB 2,3 de Briteiros (Guimarães)
Parceiros:
Câmara Municipal de Guimarães.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre e ecossistema aquático.
Os elementos presentes no ecossistema aquático são: estrela-do-mar; leão marinho, peixes e vieira.
e os elementos presentes no ecossistema terrestre são: lontra, árvores e outras plantas.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem representa a ligação entre os diferentes ambientes dos ecossistemas do nosso planeta.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 3º ciclo, nas aulas de Educação Visual, após proposta do tema pela equipa do Eco-escolas e pela inscrição prévia feita pela Câmara Municipal, que forneceu posteriormente os materiais necessários para a pintura do Mural.
No entanto, até este momento não tendo sido possível terminar a pintura, esta será concluída nos próximos dias, sendo então feita a divulgação do trabalho realizado nos locais habituais (redes sociais e outras fontes de divulgação).
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos está compreendida entre os 13 e os 14 anos.
A partir de debates realizados nas aulas de Cidadania, as professoras levaram os alunos a pensar na necessidade de proteger os ecossistemas do nosso planeta, a partir daí foi traçada a metodologia de trabalho, que se traduziu na pintura do Mural.