Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Prof. Gonçalo Sampaio (Póvoa de Lanhoso)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Vista global do mural

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceiro interno: assistentes operacionais na limpeza e lavagem do muro.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural apresenta uma pintura sobre a biodiversidade da nossa escola, representando algumas das espécies que habitam o ecossistema do lago do nosso pequeno bosque – bosquete - ou do concelho da Póvoa de Lanhoso, designadamente dois anfíbios, a Râ-verde e o Tritão marmoreado e a ave aquática, o Guarda-rios.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Inspirada na técnica do artista/grafitter britânico Banksy, a paisagem ilustra uma menina num cenário primaveril a colher flores.
A menina simboliza os alunos e o futuro.
A imagem da menina a apanhar uma gota de água alerta-nos para o perigo do aquecimento global e para a necessidade de poupar água, recurso valioso e essencial à vida.
O arbusto existente na frente do mural é um complemento do mural e pretende dar a perspectiva de que as flores pintadas surgem e brotam do mesmo como de flores naturais se tratassem.
Concluindo, este Mural contribui para alertar a comunidade para a necessidade de proteger e preservar os ecossistemas terrestres e aquáticos e em particular para promover a adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho foi desenvolvido por fases:
Primeira fase: nas aulas de Educação Visual, os alunos pesquisaram na internet vários muros alusivos à temática do ambiente. Posteriormente, procederam à selecção do ecossistema a considerar, das espécies a compor a pintura e decidiram incluir o arbusto existente no espaço verde junto ao muro.
Segunda fase: procedeu-se à definição da técnica a utilizar e à requisição do material necessário para o concretização do trabalho.
Terceira fase: elaboração dos moldes em papel para a pintura.
Quarta fase: pintura base do muro com tinta acrílica branca.
Quinta fase: pintura do mural em tinta spay e tinta acrílica.
Os alunos realizaram o trabalho de forma muito empenhada e responsável.
O Mural foi do agrado de toda a comunidade escolar e permitiu valorizar e embelezar um espaço de convívio escolar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idade dos alunos: 14 e 15 anos.
Os alunos, das turmas A B e C do 9º ano de escolaridade, estiveram envolvidos nas várias fases do projecto. Trabalharam em equipa, num ambiente salutar, para dar vida ao muro da escola e transformá-lo num espaço artístico e de educação ambiental.