Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI da Gandra (Valongo)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final_Muros Com Vida_2023

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Valongo / Junta de Freguesia de Ermesinde

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os ecossistemas representados foram os das serras de Santa Justa e de Pias que ficam situadas no concelho de Valongo.
Nos trabalhos, as espécies mais representadas foram: borboletas cauda-de-andorinha, joaninhas-de-sete-pintas, tordo-comum, coruja-do-mato, raposa e coelho-bravo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha das imagens decorreu da votação efetuada em reunião do Conselho Eco-Escolas, realizada no passado dia vinte e nove de maio.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Visando alertar a população escolar para a preservação da Natureza e o equilíbrio dos ecossistemas, em sala de aula, foram desenvolvidas sessões de sensibilização sobre a temática. Procurou-se promover uma mensagem de alerta para o modo como o ser humano trata o planeta, sublinhando alguns comportamentos desajustados e irresponsáveis em relação ao seu território.
Nas ilustrações vencedoras, quer a flora, quer a fauna foram inspiradas em algumas imagens fornecidas e partilhadas pelo Município, servindo para dar equilíbrio às composições.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos da escola, com idades compreendidas entre os três e os onze anos de idade, assumiram este projeto como parte da melhoria estética do recinto escolar, na medida em que foram escolhidos dois locais/muros para o desenvolvimento do supramencionado Projeto. Um muro confronta com o outro e distam cerca de quatro metros.
A composição ilustrativa foi elaborada por todos os alunos da escola, tendo sido selecionados dois desenhos por turma que, posteriormente, foram votados em Conselho Eco-Escolas, através da aplicação de um formulário (Google Forms). Os trabalhos mais votados foram da Mariana Barroso, do primeiro ano de escolaridade, e Kiuma Joaquim, do quarto ano.
Após a reprodução de todos os elementos nos muros escolhidos, alguns alunos de todas as turmas da escola, organizados em grupos de trabalho, procederam à respetiva pintura.