Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Instituto Vaz Serra (Sertã)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Maquete com a totalidade do projeto

Fotografias de detalhes:

Resultado final da pintura mural

Parceiros:
Câmara Municipal da Sertã

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Estão representados os elementos do ecossistema florestal, nomeadamente as espécies vegetais, água, solo, luz solar, temperatura, seres humanos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O impacto das várias ações da atividade humana sobre o ambiente, o clima e o Planeta em geral.

O projeto é conjunto das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, em colaboração com a disciplina de EV, sendo parceira a Câmara Municipal.
Aproveitando a superfície disponível de um muro dentro do recreio da Escola, o projeto consistiu em cada turma, usando os materiais da disciplina de EV (papel, lápis, marcadores, etc.) conceber uma parte do muro a pintar. Foram eleitos os melhores trabalhos.
Através de uma fotografia do muro no estado anterior com recurso à simulação por computador procedeu-se à projeção do trabalho final que se pretendia.
A pintura foi realiza com recurso a tintas de spray e andaimes para acesso aos pontos mais elevados.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos do Ensino básico do 5.º ao 9.º ano, com idades compreendidas entre 10 e 15 anos.