Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB de S. Vicente Pereira, Jusã (Ovar)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Desenho a carvão no muro, de forma a complementar a pintura iniciada no ano letivo anterior.

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Alunos dos vários anos de escolaridade a desenvolver a atividade.

Parceiros:
Câmara Municipal de Ovar e Junta de Freguesia de São Vicente de Pereira, Jusã

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema escolhido: aquático e terrestre
Elementos do ecossistema: biodiversidade da nossa região através da representação de vários seres vivos.
Espécies representadas:
Espécie humana
Espécie animal (peixes, aves, borboletas, abelhas, cães...)
Espécie vegetal (árvores, algas, fetos, flores variadas...)

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem do projeto “Muros com Vida” foi criado no ano anterior e finalizado no muro durante este ano letivo (projeto para um período de dois anos devido à sua complexidade).
O local escolhido para este projeto foi o muro à entrada da Escola Básica de São Vicente de Pereira, sendo visível por toda a comunidade escolar, assim como por toda a comunidade local.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto para a pintura “Muros com Vida” na escola Básica de São Vicente de Pereira foi desenvolvido pelos alunos do 7.º ano (ano letivo 2021/2022), em articulação com as disciplinas de Educação Visual e Educação Moral e Religiosa Católica.
O desafio “Muros com Vida” foi lançado e os alunos entusiasmaram-se indo buscar inspiração à biodiversidade e à vasta variabilidade dos todos os seres vivos e das suas origens (terrestre e aquática).
Utilizando a linha e a cor enquanto elementos gráficos e expressivos, os alunos desenvolveram as formas e trabalharam o seu interior.
O desenvolvimento desta atividade teve também como objetivo promover a melhoria das relações interpessoais e o espírito de equipa, indo de encontro aos valores trabalhados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, assim como promover uma maior consciência ambiental, como se pretende com o projeto Eco-Escolas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.
Partindo da imagem inicial, todos os alunos da escola, orientados pelos professores Coordenadores do Eco-Escolas, tiveram oportunidade de participar na pintura do muro.