Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 1/PE da Cruz de Carvalho (Funchal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A pintura depois de concluída.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Este trabalho foi realizado em parceria com a Unidade de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal do Funchal que forneceu as tintas e instrumentos necessários para a execução da pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa um ecossistema marinho do Arquipélago da Madeira no qual se destaca o lobo marinho e o meio onde vive rodeado por outros peixes, um polvo, algas, águas vivas, os rochedos e alguma areia.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O Lobo Marinho é uma espécie protegida (esteve em vias de extinção) da Madeira e tem o seu habitat na Reserva Natural da Ilhas Desertas. A imagem foi escolhida tendo como lema a necessidade de se proteger e preservar a vida marinha.

O projeto foi apresentado a uma turma de alunos do 4º ano. O primeiro passo foi a pesquisa e descoberta de diferentes espécies da Biodiversidade do Arquipélago da Madeira. Cada aluno apresentou aos colegas a sua pesquisa e escolheu a espécie ou ecossistema que iria representar no seu desenho. Depois de terminados os desenhos fez-se uma seleção dos possíveis desenhos a serem pintados tendo em conta as características e a possibilidade de pintura no muro; foram selecionados seis desenhos. Fez-se então uma votação entre os alunos, da qual o desenho mais votado foi o escolhido para ser pintado no muro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm 9/10 anos e participaram com muito interesse e empenho nesta atividade, desde o início até ao final da projeto que culminou com a pintura no muro da escola.