Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI de Urra (Portalegre)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Produto final. O ecossistema de uma ribeira.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de Freguesia de Urra (compra dos materiais necessários à pintura). Câmara Municipal de Portalegre.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ribeira de Nisa
Afluente da margem esquerda do rio Tejo, é, por vezes, designado por rio Nisa. Nasce na serra de S. Mamede e desagua a jusante das Portas do Ródão, na barragem do Fratel. A alguns quilómetros da vila de Nisa foi construída a barragem da Póvoa e Meadas para aproveitamento hidroelétrico do seu caudal.
Elementos do ecossistema: abelha, rã, peixes, flores, arvoredo, sol, nuvens, terra.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Trata-se de uma imagem muito simples e adequada à faixa etária das crianças. É um ecossistema que os alunos conhecem e estão familiarizados. Costumam ir à pesca com os familiares. É um ambiente que os alunos conhecem. As rãs alimentam-se de abelhas, entre outras coisas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Realizaram-se pesquisas e mostrou-se aos alunos, optando pela que se vê na pintura da parede. A Animadora desenhou na parede, vendo por uma folha impressa. Depois, os alunos, dois de cada vez, foram chamados a participar na pintura da parede. Foi preciso ter muito cuidado com a tinta e para que os alunos não se sujassem, porque se tratava de tinta de óleo. Numa próxima vez usaremos tinta de exterior, mas sem ser de óleo. Mas esta havia sobrado do natal. Começaram por pintar o arvoredo e a terra por baixo da ribeira. Depois o sol, as nuvens... Primeiro os espaços maiores. Só depois de bem seco é que se passou aos aspetos mais pequeninos e com pincéis fininhos. A pintura das flores foi concretizada depois de estar tudo bem seco. Para que o mural fosse realmente pintado pelos alunos, as imagens tiveram de ser muito simples e sem grande pormenor.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Pré-Escolar e 1.º Ciclo. Os mais velhinhos (4.º ano) pintaram os desenhos que envolviam mais pormenor e mais cuidado, como os peixes. Os do 3.º ano pintaram a rã e as abelhas. Os do 1.º e 2.º anos pintaram a água e o arvoredo. Os alunos da pré escola pintaram as flores com um pincel grosso, pois não envolvia pormenores.