Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola S/3 de Madeira Torres (Torres Vedras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Torres Vedras

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema marinho
- Caranguejo
- Estrela do mar
- Polvo
- Lula
- Anémona
- Golfinho
- Gaivota

Qual a razão da escolha desta imagem?
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e inserido no tema Educação Ambiental, foram abordadas temáticas relacionadas com a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, bem como da importância da preservação e valorização do espaço público, quer dentro do recinto escolar, quer fora da escola.
Como no passado ano letivo foi recuperada uma parte de um muro com um desenho de um ecossistema – bosque mediterrânico, este ano surgiu a ideia da continuação dessa recuperação, desta vez com a representação de um ecossistema marinho, uma vez que o concelho de Torres Vedras tem cerca de 20 km de orla costeira e é de extrema importância promover a consciência da necessidade de preservação deste ecossistema.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Após a abordagem da importância da preservação dos ecossistemas, foi sugerido aos alunos que fizessem um desenho de um ecossistema marinho. Depois deste passo, os alunos escolheram aquele que consideravam que representava melhor o ecossistema pedido.
Foram constituídos grupos de trabalho e procedeu-se ao início dos trabalhos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos frequentam o 10º e o 11º anos e têm idades entre os 15 e os 16 anos.
O projeto foi divulgado/trabalhado em 4 turmas tendo alguns alunos demonstrado interesse na participação da pintura do muro.