Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI Agualva Nº2 (Sintra)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Maqueta apresentada para aplicação nos painéis acústicos.

Fotografias de detalhes:

Um dos desenhos selecionados para aplicação.

Parceiros:
O mural estava inicialmente projetado para um muro adjacente à escola. Contudo após contacto com a Junta de Freguesia foi sugerida a aplicação dos desenhos nos painéis acústicos junto à linha de caminhos de ferro em frente à Escola 2,3 António Sérgio (pertencente ao nosso agrupamento), que estão grafitados e a precisar de intervenção.
Assim, a pintura será realizada em articulação entre alunos de ambas as escolas, famílias, professores e com o apoio da Junta de Freguesia de Agualva-Mira-Sintra. Está agendada para setembro de 2023.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Como optámos por utilizar vários desenhos para complementar o espaço, estarão presentes ecossistemas terrestres (florestas, savana) e marinhos (rios e mares).

Qual a razão da escolha desta imagem?
Perante o número elevado de desenhos que as turmas apresentaram, foram feitas várias etapas de seleção: 1.º seleção dentro de cada turma, depois seleção por uma equipa de vários professores e alunos e finalmente a seleção final foi feita pelos representantes no conselho eco escolas.

Demos liberdade às turmas para fazerem em grupos, individualmente e até com apoio das famílias. Foram os representantes presentes em reunião de Eco Escolas que divulgaram a proposta junto de cada turma. Os alunos podiam desenhar e ilustrar um ambiente terrestre, marinho ou fazer uma mistura dos vários ambientes. Também os elementos de energias renováveis, ecopontos e outros representantes da sustentabilidade ambiental podiam estar presentes.
Os trabalhos realizados foram visualizados e partilhados por todos e um grupo de professores fez uma primeira seleção e depois na reunião do conselho eco escolas saíram as escolhas finais.
Fez-se um esboço/maqueta que foi apresentado ao Presidente da Junta de Freguesia e em setembro serão agilizados os meios materiais e humanos para concretizar o mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos todos os alunos da escola, cujas idades variam entre os 3 anos e os 11 anos. A divulgação, realização e seleção foi feita pelos alunos, tendo os professores como facilitadores.