Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)

Fotografias do processo/pintura:

Trabalho de concretização do projeto

Totalidade da pintura:

Vista geral do muro depois de intervencionado.

Fotografias de detalhes:

Slogan escolhido para o projeto: Nesta escola, até os muros têm vida.

Parceiros:
Câmara Municipal de Ovar.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Foi escolhido o ecossistema que frequentemente se encontra nos próprios muros. A ideia foi mesmo retratar a vida que pode existir num muro.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos do 8.º ano da escola foram desafiados a apresentarem propostas para o projeto "Muros Com Vida".
Um dos alunos, originário de uma grande cidade brasileira e a viver há muito pouco tempo em Portugal, apresentou a sua proposta, justificando-a com o facto de ter ficado impressionado com as lagartixas que facilmente se encontram nos muros da localidade onde vive atualmente.
Apesar de muito simples, a ideia colheu simpatia da parte de colegas e professores, pelo que foi escolhida na base do consenso alcançado.

1. Desafio aos alunos do 8.º ano;
2. Desenvolvimento de ideias/propostas;
3. Seleção da proposta a concretizar;
4. Elaboração do projeto (Adaptação das propostas às possibilidades);
5. Concretização do projeto

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Na fase de preparação de propostas e desenvolvimento do projeto, foram envolvidos os alunos do 8.º ano (cerca dos 14 anos). Na concretização do projeto, estiveram envolvidos alunos do 6.º ano (cerca dos 12 anos) e do 7.º ano (cerca dos 13 anos).