Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Biodiversidade do Parque do Alvão

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parque do Alvão , Hospital Veterinário da UTAD, Biodiversidade de Vila Real e Município.
O Município disponibilizou as tintas e pinceis. Os outros Parceiros têm desenvolvido atividades com a nossa escola ajudando os nossos alunos a conhecer a biodiversidade local e a identificar as diferentes espécies autóctones, da fauna e flora da nossa região.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido para pintar no muro é a biodiversidade do Parque do Alvão, uma reserva natural da Serra do Alvão e que fica na região onde está localizada a nossa escola que pertence à União de Freguesias de Borbela e Lamas de Olo. O Parque do Alvão fica na aldeia de Lamas de Olo de onde são oriundos alguns dos nossos alunos. Os elementos representados são em maior número a Borboleta azul e a genciana a planta hospedeira deste inseto; formigas, libelinhas, joaninhas, sapo, milhafre, gavião, mocho galego e bufo real, toupeira, lebre,melro das rochas, abelhas, cobra de água...

Qual a razão da escolha desta imagem?
Todos os anos visitamos o Parque Natural do Alvão onde desenvolvemos algumas atividades e conhecemos bem a biodiversidade deste local. O PNALvão é nosso Parceiro no Eco-Conselho e dinamiza atividades connosco. Além disso temos libertado várias aves recuperadas no Hospital Veterinário da UTAD e fazemos percursos de pesquisa destas espécies.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Como todos conhecemos a biodiversidade do Parque do Alvão e temos realizado vários percursos de pesquisa sobre as diferentes espécies nativas as crianças mostraram muito entusiasmo e curiosidade, sobretudo pela borboleta azul e da forma como enganam as formigas que levam as larvas que encontram nas gencianas, para o formigueiro, julgando que são de formigas. E assim são preservadas pela fome voraz das vacas que comem as gencianas e mantemos esta espécie que é muito rara. Então todos os alunos quiseram desenhar borboletas e gencianas. Além dos outros animais que já tiveram oportunidade de conhecer. No dia que inauguramos o muro, dia 22 de maio, Dia da Biodiversidade, devolvemos à natureza um gavião, mas já temos devolvido outras aves de rapina.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todas as crianças da nossa escola participaram na elaboração da pintura do muro, dos 3 aos 10 anos.Todos elaboraram animais que depois transpuseram para o muro, os mais parecidos com o real e pintaram à vez, uma turma cada dia. Começou o JI que pintou a relva e depois foram os outros anos que pintaram as flores e os animais. A Professora Marlene Balsa, Professora de Apoio fez os contornos com canetas de cerâmica e colaborou neste processo.