Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2023/2024

Município de Vila Nova de Gaia

N.º de muros pintados:

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
A participação das escolas foi motivada através de convite por email com referência à oferta de materiais (tintas e pincéis) e também de um concurso com prémios para as 3 melhores turmas.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
Sim. Cada escola recebeu 5 litros de tinta branca, 1 litro de tinta preta, 1 litro azul, 1 litro vermelho e 1 litro amarelo. Receberam também 2 pincéis de tamanhos diferentes (1 pincel e 1 trincha). As escolas que solicitaram mais tinta receberam as cores solicitadas, exceto branco.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
Sim. Organizamos um conjunto de 9 projetos para as escolas de Gaia de participação gratuita, embora sujeitos a seleção (cerca de 8 turmas em cada projeto). Cada um destes projetos envolve 3 fases (visita à escola, visita ao Parque em autocarro do município e realização de um trabalho. Um destes projetos tem por nome "Ambient'art" e resultou numa exposição patente durante 1 mês na galeria fotográfica do Parque Biológico. Realizamos também 12 ações no âmbito do projeto RELI - Recreio Escolar Livre de Invasoras em colaboração com o CRE.Porto. Realizamos ainda ações no âmbito do projeto Steps for Life. Oferecemos 12 visitas ao Parque, com autocarro, para 12 turmas de eco-escolas.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?
Sim. Através de email, questionando sobre as pinturas, as datas das pinturas e as necessidades de materiais. Presencialmente nas reuniões dos conselhos eco-escolas e na entrega de materiais.

Fotografias:

Fotografias das Escolas: