Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2023/2024

Município de Soure

N.º de muros pintados:

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
As escolas foram convidadas durante os Conselhos Eco-Escolas e foram estabelecidos, posteriormente, contactos com os coordenadores a informar sobre a metodologia do projeto.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O Município de Soure foi responsável pela monitorização do projeto - apelou aos contributos dos seus recursos humanos afetos às escolas, ofereceu os materiais necessários para a execução das pinturas, nomeadamente, as tintas, os pincéis e luvas, e, paralelamente, articulou com as Juntas de Freguesia a limpeza dos muros a pintar.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
Sim, através da ação Dia da Floresta Autóctone - Esta iniciativa teve como objetivo consciencializar para a necessidade de ordenamento da floresta e alertar para a importância das espécies autóctones. Pretendeu-se promover uma floresta sustentável e diversificada nas suas caraterísticas produtivas e biológicas, com base na proteção e continuidade das florestas autóctones.
As espécies autóctones constituem um recurso de extrema importância, tendo em conta que estão adaptadas às condições de solo e clima do território, sendo mais resistentes a pragas, doenças e longos períodos de seca ou chuvas intensas, em comparação com espécies introduzidas.
Neste sentido, a Autarquia pretendeu sensibilizar os alunos para a conservação de povoamentos florestais com espécies autóctones, potenciando as diversas valências que estas encerram, através de ações de manutenção e recuperação da floresta original, e simultaneamente proceder à plantação de mais árvores.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?
A exemplo dos anos anteriores, as pinturas foram acompanhadas desde o início atá ao final pelos Serviços Educativos, estando atentos ao cumprimento dos prazos bem como às eventuais necessidades levantadas pelos coordenadores a fim de conseguirmos respostas atempadas.

Fotografias:

Fotografias do Município:

Fotografias das Escolas:

Outras informações (opcional):

Outras observações:
A forma como a atividade decorreu e os resultados finais deram-nos a convicção de que esta iniciativa ficará na memória coletiva do concelho de Soure, quer pela sua importância, quer pelo respetivo impacto na comunidade, não apenas pelo facto de estarmos a apostar numa consciencialização dos mais novos para as problemáticas ambientais, mas sobretudo por termos responsabilidades acrescidas na luta contra a poluição e, paralelamente, na educação da adoção de comportamentos mais amigos do ambiente.