Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2023/2024

Município de Odivelas

N.º de muros pintados:

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
À semelhança de anos anteriores, procedeu-se à divulgação do projeto no PESA - Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, documento da autarquia onde são apresentadas todas as ofertas educativas relativas às ações de sensibilização a realizar no decorrer do ano letivo e, posteriormente, em contexto de reuniões Eco-Escolas foram expostos os objetivos e conteúdos do projeto “Muros com Vida”.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O Município apoiou as escolas participantes mediante a cedência de tintas e stencils. Este ano foram aumentadas as quantidades cedidas, pelo que as escolas conseguiram executar pinturas de muros mais elaboradas.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
Os projetos apresentados baseiam-se nas temáticas ambientais trabalhadas com as escolas ao longo do ano em atividades de sensibilização sobre separação de resíduos, alterações climáticas, fauna, flora e ecossistemas, nomeadamente sobre a extinção das abelhas e o lixo marinho.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?
Foram efetuadas deslocações regulares que permitiram assistir à evolução do “Muros com Vida”, desde o desenho inicial até à finalização das pinturas.

Fotografias:

Fotografias do Município:

Fotografias das Escolas:

Outras informações (opcional):

Grau de envolvimento dos participantes:
Realça-se o envolvimento de toda a comunidade escolar: alunos, funcionários e professores, na pintura de cada muro.