Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2023/2024

Município de Águeda

N.º de muros pintados:

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
O Município de Águeda lançou às escolas, nas reuniões do Conselho Eco-Escolas, o desafio de aderirem a este projeto envolvendo o tema dos espaços exteriores e biodiversidade como forma de sensibilização para a importância da conservação/proteção da natureza. Esta iniciativa foi integrada nas comemorações do Mês do Ambiente do Município, nomeadamente, no Dia Internacional da Biodiversidade.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
Foram adquiridos materiais (tintas, pincéis, cartão, tabuleiros) para cada escola e contratado o artista Tiago Hacke para dinamização de workshops.
Estiveram presentes 2 técnicas da Divisão de Sustentabilidade, Turismo e Ação Climática, bem como um técnico do AguedaTV para recolha de imagens.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
O Município de Águeda dinamizou ações de sensibilização no início e ao longo das pinturas dos murais. Não obstante durante o ano letivo 23/24, o Município teve o cuidado de preparar e dinamizar diversas ações de sensibilização sobre a reabilitação dos rios, poluição aquática e biodiversidade.
O artista Tiago Hacke também apoiou estas atividades com dinamização de workshops sobre as espécies de fauna e flora do concelho e não só.
Entre as espécies ficaram representadas, por exemplo, Enguia-europeia, Ruivaco, Truta, Lontra, Sapo-comum, Cágado, Guarda-rios, Abelhas, Galinha-de-água, Rato-de-água, Garça-real, Pica pau-malhado, Raposa, Javali, Águia-de-asa-redonda, Pisco-de-peito-ruivo, Alvéola-branca.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?

Programa do Mês do Ambiente 2024

Fotografias:

Fotografias do Município:

Fotografias das Escolas:

Outras informações (opcional):

Testemunhos de quem participou (com indicação da instituição e data):
Famílias e comunidade escolar agradeceram o envolvimento de todos no sucesso da iniciativa, tendo demostrando interesse em acolher mais iniciativas deste género.

Grau de envolvimento dos participantes:
Famílias e comunidade escolar agradeceram o envolvimento de todos no sucesso da iniciativa.