Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2023/2024

Município de Peniche

N.º de muros pintados:

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
Como parceiros destes projetos manifestamos a nossa disponibilidade total de apoio logístico e material às escolas que manifestem interesse em participar.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
Sim, apoio material e humano.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
Semana da sustentabilidade (3 a 7 de junho) - atividades diversas Corrida pela Sustentabilidade
Filme “Dimensão S II”
Educação Alimentar – Os 5 sentidos
Educação Alimentar – Rotulagem alimentar - Escolhe-te
Caminhada pela Barragem de S. Domingos
O Sistema Dunar
Jogos sobre os ODS com o Geoparque Oeste
Encontro SuperQuinas
Rota pelo Património e Ambiente – Papôa | Conhecer para preservar
Visita à Praia da Consolação (sobre o património geológico) e ao Forte da Consolação

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?
Sim... no âmbito da aquisição dos materiais...acompanhamento da evolução das pinturas...inauguração das mesmas.

Fotografias:

Fotografias do Município:

Fotografias das Escolas:

Outras informações (opcional):

Testemunhos de quem participou (com indicação da instituição e data):
EB. Ferrel: "O trabalho teve como base o oceano, uma vez que para além de sermos uma eco escola somos também uma escola azul. Num trabalho que contou com a colaboração das famílias e encarregados de educação, cada aluno da escola pintou um azulejo alusivo à fauna ou à flora do oceano. Ficou ao critério dos alunos a escolha da sua obra. Optámos por fazer uma pintura em azulejos uma vez que anteriormente já havíamos pintado uma fachada do edifício escolar. Para além deste aspeto entendemos que era importante cada aluno da escola ter oportunidade de deixar a "sua pegada oceânica".Numa primeira fase, cada aluno esboçou numa folha de papel com as dimensões de um azulejo o seu trabalho de projeto.
Os pais e familiares foram convidados pelos seus educandos a participarem na pintura de cada azulejo. Foi uma dinâmica de partilha e trabalho colaborativo entre os alunos e os seus adultos de referência.
Depois os azulejos foram cozidos, numerados e posteriormente colocados no muro exterior da escola.
O projeto foi finalizado com a sua inauguração para a qual se voltaram a convidar as famílias e as entidades parceiras deste projeto." (Coordenadora da EB.Ferrel: Profª Ana Sofia Vitorino)
EB. Bufarda: Neste ano letivo a escola a EB1/JI de Bufarda formalizou a sua candidatura a “Escola Azul” que foi aprovada e validada, com o projeto” Heróis do Oceano”. Dentro deste, apresentou-se uma canção original com o mesmo título, na cerimónia do hastear da Bandeira da Escola Azul, e concretizou-se a pintura do Mural “Somos Escola Azul”, projeto elaborado com muito empenho e entusiasmo pelas diferentes turmas e professoras, colaboração dos professores das AECs e com o apoio da Câmara Municipal de Peniche (CMP).
Foram, ainda, elaboradas outras atividades no âmbito dos projetos “Escola Azul” e Projeto EGA (Educar para uma Geração Azul), tais como: exposição de animais marinhos com materiais de reciclagem, atividades experimentais relacionadas com o Oceano, visualização de webinares, construção de um infográfico sobre o tempo de degradação de diferentes materiais plásticos e participação na sessão de entrega de livros da coleção “Patrulha Ação Azul”. (Coordenadora EB. Bufarda: Profª Ermelinda Oliveira).
EB. Geraldes: Este ano, para responder ao desafio Escola Azul 2024, “A Minha Escola + Azul”, criamos um mural, pintando uma parede do recreio da escola, que ficou visível para toda a comunidade educativa, com motivos alusivos ao Oceano.
O projeto teve como finalidade embelezar o espaço, dar continuidade ao projeto “Muros com Vida” iniciado no ano letivo anterior e comemorar o Dia da Escola Azul com um desafio verdadeiramente especial para a nossa escola e para toda a comunidade. (Coordenadora da EB. Geraldes:Profª Célia Fernandes)
EB/JI Prageira: o projeto teve como objetivo para além de embelezar o espaço, apelar e sensibilizar toda a comunidade educativa. todos os Encarregados de Educação foram convidados a elaborar um peixe que depois foi exposto do muro da escola que estava pintado de azul (Coordenadora Pré - Escolar. educadora Mary Completo)

Grau de envolvimento dos participantes:
Toda a comunidade educativa participou em todos os projetos desenvolvidos em cada estabelecimento de ensino/educação.

Partilha de dificuldades detetadas:
Gestão/aquisição dos bens materiais.