Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2023/2024

Município de Sintra

N.º de muros pintados:

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
As escolas foram motivadas a participar nesta atividade, uma vez que estão cientes sobre a biodiversidade do concelho. Através de pinturas de imagens da fauna e flora os alunos dão vida aos muros das escolas.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O Município de Sintra, a exemplo dos anos anteriores, disponibiliza 7 latas de tinta com cores variadas, para que a escola possa desenvolver o desenho o mais fidedigno possível. Os técnicos do GSAT dão apoio aos professores durante a idealização do desenho, na aprovação do desenho proposto pelo Departamento de Educação e estão presentes durante a realização da atividade.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
Foram realizadas ações de sensibilização e educação ambiental nas escolas nomeadamente:
- Peddy Paper e Mini Peddy Paper da Biodiversidade, onde se abordou vários temas relacionados com a biodiversidade Sintrense;
- Identificação da Flora Sintrense;
- Conhece e Pinta a Fauna de Sintra;
- Fóru,m da Biodiversidade em parceria com o ICNF;
- Jogo da memória com a Fauna de Sintra;
- Corrida das Caricas;
- Jogo da Árvore.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?
Sim, com o fornecimento do Kit de tintas e na elaboração e posterior aprovação pelo Departamento de Educação.

Fotografias:

Fotografias do Município: