Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2023/2024

Município de Estarreja

N.º de muros pintados:

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
Comunicando com a coordenadora do projeto na escola que por si já é uma professora sensível ao projeto.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
Houve cedência de operacionais para a atividade de limpeza e preparação do muro selecionado para a intervenção artística – limpeza e aplicação de primário;
Oferta de tintas, rolos e trinchas.
Oferta da plantas e flores e mão de obra do biólogo.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
Houve formação por parte de um biólogo do Município sobre a flora autóctone e ecossistemas concelhios e sensibilização da necessidade de plantação destas espécies em detrimento das exóticas. Houve remoção de uma infestante (erva das pampas) e reflorestação com um azevinho.
Paralelamente foi criado um prado florido polinizador (o Município ofereceu plantas e flores), para incrementar a polinização e atração das borboletas e uma mini Eco-Estufa (também oferecida pelo Município), onde se pretende concentrar todo o processo de desenvolvimento da espécie. O mural foi elaborado com base neste projeto paralelo.
No ano de 2022 o Município efetuou sensibilização do grupo que participou na pintura no festival de arte urbana, tendo proporcionado vários dias em que os alunos participaram e elaboraram dois murais com a orientação de uma artista "Pitanga".

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?
Sim, fomos visitando a evolução do mesmo.

Fotografias:

Fotografias do Município: