Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2023/2024

Município do Funchal

N.º de muros pintados:

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
A Câmara Municipal do Funchal através da Unidade de Sensibilização Ambiental procedeu à divulgação do projeto “Muros com Vida” às Escolas inscritas no Programa Eco-Escolas / Coordenadores, através de email.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O Município do Funchal apoiou pelo 3.º ano consecutivo a implementação da atividade “Muros com Vida”, sendo que as pinturas foram realizadas ao ar livre, em muros dentro do recinto escolar. Este apoio, consistiu na cedência de tintas nas cores azul, amarela, vermelha, branca, preta, pincéis e stencils.
Igualmente o Município do Funchal disponibiliza ao longo do ano várias atividades educativas alusivas à temática da Biodiversidade, que poderão ser úteis na concretização do projeto “Muros com Vida”.
Projeto Educativo Municipal - https://pem.funchal.pt

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
Município através do Projeto Educativo Municipal (https://pem.funchal.pt/ ) disponibiliza um conjunto de ações de sensibilização/informação, visitas orientadas, jogos educativos sobre várias temáticas ambientais: água, energia, biodiversidade terrestre e marinha, floresta, resíduos sólidos, compostagem, alimentação saudável, alterações climáticas, espaços verdes. A Autarquia também cede, sempre que possível, autocarro para o transporte dos alunos a fim de visitarem e participarem nas atividades dinamizadas nos vários Equipamentos de Educação Ambiental do Município: Estação de Triagem e Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos, Estação de Biologia Marinha, Parque Ecológico do Funchal, Museu de História Natural e Pólo de Educação Ambiental – Águas Residuais do Funchal, bem como a outros espaços geridos pela Autarquia onde são dinamizadas as ações atrás mencionadas.
A Autarquia também dinamiza vários concursos e desafios de carácter ambiental como por exemplo o concurso "Uma Escola, Um Jardim" cedendo terra e algumas plantas quando solicitado pelos Estabelecimentos de Ensino concorrentes, de forma a fomentar a criação de espaços exteriores nas escolas de qualidade (jardim e/ou horta), o Concurso “Presépio Ecológico”, o concurso “Eu desenho no jardim”, o concurso “Desenha o teu ambiente”, o desafio de Escrita criativa sobre a biodiversidade local, o desafio de expressão plástica “Clean Up the World – Limpar o Funchal do Mar à Serra”, o Festival de Teatro Ambiental “Atitude Verde por um Planeta Saudável”, entre outros.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?
Nas reuniões do Conselho eco-escolas; por email e telefone

Fotografias:

Fotografias do Município: