Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2023/2024

Município da Nazaré

N.º de muros pintados:

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
O trabalho com as escolas ano após ano tem sido de maior proximidade, e nesse sentido vários atividades propostas pela ABAAE tornaram-se atividade acarinhadas pelas escolas e com motivação extra, visto que o município tem vindo a incentivar e a ajudar com a logística e os materiais que as escolas necessitam para a realização de atividades como o "Mar começa aqui" e os "Muros com vida". A realidade é que a realização desta atividade por si só, nos últimos anos já é bastante positiva e os próprios alunos e professores querem muito dinamizar e criar esta atividade na sua escola ou fora dela com a sua mensagem que vai perdurar por vários anos no local especifico, que até serve como memoria mas também um lembrete do que se aprendeu com a atividade.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O município dá apoio material às escolas que queiram participar na atividade, com tintas e materiais de pintura, etc. Em relação aos recursos humanos neste sentido só interferimos em último caso, se a escola não conseguir completar a pintura, caso que até ao momento não tem acontecido. Fazemos sempre o apoio que for necessário, mas insistimos sempre que seja um trabalho feito pelos alunos e uma ajuda dos professores se for necessário.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
Anualmente o município, junto das escolas, aborda a temática da importância da água, do ciclo da água e dos ecossistemas marinhos e a poluição que tanto prejudica. Como o nosso município está junto ao Mar, estas temáticas acabam por ser bastante trabalhadas tanto por nós, mas também pelas escolas, em vários projetos, como o projeto +mar, oceano azul etc. Realiza-se sempre ações de sensibilização com todas as escolas com estes temas, bem como ações de limpeza nas praias, os eco-trilhos, ações de reflorestação, ou sobre a importância da biodiversidade terrestre e marinha, que acaba por incutir aos alunos as ideias, os problemas, as soluções e acima de tudo uma cultura de sustentabilidade e proteção do ambiente.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?
Fazemos sempre um acompanhamento das pinturas, por forma a que os prazos não sejam muito fora dos prazos estabelecidos pela ABAAE, é claro que existe sempre alguns constrangimentos devido ao elevado número de atividades e procedimentos do plano curricular de cada escola. Acompanhamos o processo de seleção dos desenhos com visitas às escolas e ajudamos na logística que seja necessária para colocar as turmas a "pintar". Solicitamos a ajuda das coordenadoras do eco-escolas em cada escola que coloque nos prazos estipulados os desenhos a serem desenvolvidos entre as turmas e no fim selecionar o desenho a ser pintado com voto dos alunos e professores. De seguida vem a fase da pintura ao qual, o desenho vencedor pertencente a uma turma, normalmente, os colegas vão ajudar o aluno que desenhou e idealizou a pintura. Há escolas que decidem por vezes no início do ano atribuir esta atividade a uma turma especifica, simplificando o processo, o que leva por vezes termos desenhos de pré-escolar pintados num ano, ou de 4ºano noutro. Essa também foi uma forma em que o município sugeriu e até sem sido usada em algumas escolas, globalizando assim a escola com todos e para todos os anos escolares. Não interferimos no processo da atividade em si, apenas incentivamos a que esta não fique parada.

Fotografias:

Fotografias do Município:

Fotografias das Escolas:

Outras informações (opcional):

Testemunhos de quem participou (com indicação da instituição e data):
A Escola Profissional da Nazaré, participou novamente com os alunos em diversas atividades do eco-escolas, tal como refere o Professor Hugo Trindade - “ O trabalho em colaboração com o Município é muito motivador para os alunos e não só, pois apercebem-se do envolvimento desta entidade que realmente se interessa e os seus projetos contam para o envolvimento da comunidade”. Os alunos que participaram - resposta em grupo - "Estas atividades são sempre boas para "reclamar" com a sociedade" Aluno anónimo.

Grau de envolvimento dos participantes:
O professor Hugo Trindade do EPN ainda refere que: “Participaram todos os alunos ativamente nos vários projetos e ações. Os alunos interessam-se com as temáticas e a dinâmica de cada atividade.”

Partilha de dificuldades detetadas:
O professor partilha também que: “As maiores dificuldades prendem-se com o calendário escolar e com a burocracia excessiva dos projetos, já que a parte prática é deveras a mais enriquecedora”.