Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de S. Vicente (São Vicente)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura do mural.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de São Vicente.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O fundo do mural representa o maciço central da ilha da Madeira com o seu recorte vulcânico. A flora apresenta três árvores da Laurissilva tais como o til, vinhático e o perado. Em termos de plantas apresentamos o isoplexis, massaroco, tangerão e o gerânio que são plantas endémicas da Madeira e também o ranúnculo que é indígena. A fauna é representada por duas aves endémicas que são o bis-bis e o pombo torcaz e uma subespécie endémica que é o tentilhão e uma espécie nativa que é o canário da terra. A borboleta representa a espécie endémica Sátiro-da- Madeira.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Representa a diversidade da Biodiversidade da Laurissilva.

Foi feita uma palesta na instituição através do Instituto das florestas e Conservação da Natureza sobre a floresta Laurissilva. De seguida foi feita uma pesquisa/levantamento sobre a fauna e flora da nossa floresta partindo assim para um esboço e estudo de cor do mural. Por último foi projetado o mural para a parede em tamanho real.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A faixa etária envolve utentes entre os 25 os 63 anos. Os utentes participaram com muito interesse e empenho na elaboração do mural.