Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Vista final do muro com 20 metros (m) de comprimento por 1.80 m de altura que se encontra em frente ao charco construído em 2023

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Foi feito um apelo aos Encarregados de Educação que pudessem contribuir durante o processo de pintura, assim como para facultarem os rolos e trinchas. Aderiram muitos Encarregados de Educação. Por este motivo, para dar oportunidade de participação a todos, o projeto inicial sofreu alterações tendo ficado menor percentagem de fundo branco.
As tintas foram fornecidas pela Câmara Municipal de Braga.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A EB1 da Gandra tem um charco que foi construído no ano letivo 2023. Este foi o ecossistema que inspirou os alunos para “dar vida” ao muro que se encontra em frente ao charco e que é visível da estrada principal da escola.
O muro tem 20 metros (m) de comprimento por 1.80 m de altura. O painel principal do desenho tem a medida de 4mx1.60m que corresponde ao espaço em frente ao charco. Ao longo do comprimento do restante muro foram desenhados pequenos apontamentos com seres vivos ilustrativos da biodiversidade do charco. Assim, o muro contempla os seguintes seres vivos:
• Macroinvertebrados: libélulas, abelhas, caracóis, minhocas, larva de efémera, escaravelho de água; pulgas de água, barqueiro, alfaiate;
• Microinvertebrados: dáfnia magma, ostracóide, cíclope, oligoqueta, díptero, plecóptero
• Anfíbios: rã verde, girinos e o ciclo de vida, larvas de tritão marmoreado,…
• Plantas: tábua-larga; junco, lírio-amarelo dos pântanos; lentilhas, alisma, nenúfares,…
• Aves: pombas, rolas, melros, pardais,…
• Outras espécies: gatos da vizinhança
Faz parte do projeto uma árvore (salgueiro) e uma planta de maracujá que já estavam plantadas próximo ao muro. Por este motivo, parte do desenho contorna esses vegetais e, por isso, no modelo do projeto enviado essas zonas não estão pintadas porque não foram desenhadas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem final do projeto resultou da compilação dos melhores trabalhos realizados pelos alunos das 7 turmas da escola, num total de 150 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. A imagem retrata uma grande diversidade de seres vivos que os alunos veem/podem observar no charco. Assim, o muro servirá de guia de observação para a identificação destes seres quando novos grupos de alunos observam o charco.
Os alunos destacaram como “mascote” principal a rã e o seu respetivo ciclo de vida (metamorfose), mas não esqueceram os micro e macroinvertebrados, as plantas, as aves e os gatos que visitam a zona.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O desafio foi lançado pela respetiva professora titular de cada turma e contemplou um trabalho interdisciplinar que cruzou aprendizagens de Português, Estudo do meio, TIC, Cidadania e Desenvolvimento e Matemática. Assim, o trabalho apresentou os seguintes passos:
• debate sobre a importância ecológica que os charcos assumem, nomeadamente: proteção de espécies ameaçadas, equilíbrio dos ecossistemas aquáticos e terrestres, controlo de pragas, manutenção do microclima da região, reserva de água doce, valor educativo/científico e paisagístico;
• observação e registo da biodiversidade do charco;
• pesquisa de outros seres vivos presentes nos charcos através da exploração do site “Charcos com Vida”;
• medição do muro (cálculo da sua área e perímetro);
• medição do painel do desenho e da tinta necessária para a pintura (esta aprendizagem apenas para os alunos 3º e 4º anos);
• aplicação, em contexto real, de domínios de Cidadania e Desenvolvimento e Estudo do Meio desenvolvidos ao longo do ano: educação ambiental nomeadamente sobre as temáticas “Água”, “Biodiversidade” e “Poluição” realçando a importância destes recursos naturais, as suas ameaças e formas de mitigar o impacto negativo da ação humana sobre estes.
Com este projeto e metodologia pretendeu-se capacitar os alunos para viverem de forma crítica e interventiva, promovendo valores que conduzam à mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente. Este exercício potencia uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais através de uma metodologia ativa centrada no aluno onde as aprendizagens das diversas disciplinas foram aplicadas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Como já foi referido foram envolvidos os alunos das 7 turmas da escola, num total de 150 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Todos os alunos participaram na pintura do muro (base branca) que necessitou de dois momentos. Na pintura dos pormenores, por ser um trabalho mais minucioso, participaram os alunos do 3º e do 4º ano. Os alunos do 4º ano criaram uma apresentação powerpoint sobre a fauna e flora que é possível observar no charco. Sempre que há grupos de alunos, de outras escolas do agrupamento (de qualquer nível de escolaridade), eles são os anfitriões. Através da apresentação digital e dos microscópios eles orientam as sessões, sob a orientação da professora titular, como atestam as imagens colocadas na plataforma (a sessão para os alunos do 10º1 e de um grupo Erasmus coincidiu com a semana da pintura do muro).