Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado (Lourinhã)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade das pinturas

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal da Lourinhã;
Geoparque Oeste;
Clube Ciência Viva na Escola;
Plano Nacional das Artes;
Projeto Cultural de Escola.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema e as espécies foram selecionadas a partir das existentes no território Geoparque Oeste, nomeadamente nas freguesias do município da Lourinhã.
Na pintura, que envolveu duas paragens de autocarro e um muro, foram contempladas as seguintes espécies:
Papoila; Carraspique iberis; Erva-de-São-Roberto; Cogumelo Chip Cherry; Bocas-de-Lobo; Cravo-das-Areias; Pervinca; Escrofulária-das-Areias; Sargaço; Morrião-dos-Campos; Romulea bulbocodium; Alvéola-Cinzenta; Joaninha; Carduelis; Borboleta (Phocides Polybius); Gineta; Libélula; Texugo; Salamandra; Escaravelho-Minotauro; Esquilo-Vermelho; Coelho-Europeu; Corriola tricolor; Vespa-Europeia.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem coletiva foi criada a partir da seleção individual dos alunos tendo em conta as espécies identificadas na zona em estudo, bem como a beleza intrínseca das respetivas formas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A pedido do "Clube Ciência Viva na Escola", que se desenvolve com alunos do 2.º e 3.º ciclos na Escola Básica de Miragaia, uma das escolas do nosso agrupamento, os alunos do 11ºD, do curso de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A, articularam ambos os projetos num trabalho único, que este ano contou com a intervenção no muro e nas paragens daquela escola, contando com a prévia aprovação do município.
Para tal a turma teve de ter em conta algumas exigências, para além das definidas pelo concurso “Muros com Vida”, tais como a representação do dinossauro de Miragaia (Miragaia longicollum). Estas exigências, a par da representação da biodiversidade local (fauna e flora), deram o mote a esta iniciativa, através da seguinte frase: “Para aqueles que vieram antes de nós… e para aqueles que estão por vir”, deixando assim um apelo à preservação da vida para as próximas gerações e à lembrança dos nossos antepassados.
Depois de uma formação com o Geoparque Oeste, da exploração da aplicação INaturalist, do levantamento no campo de diferentes espécies de fauna e flora da nossa região, estudo das suas características, os alunos começaram por realizar vários desenhos científicos sobre as espécies em estudo, seguidos da simplificação dos mesmos através de redução informativa (estilização das formas). Foram feitos vários esboços individuais, decidido o caminho gráfico a seguir para elaboração da composição coletiva, imensos estudos de cor e, acima de tudo, após muita persistência, os alunos chegaram ao projeto final, que consideraram esteticamente mais interessante, e iniciaram a pintura dos diversos espaços.
A preparação das superfícies, aplicação do primário e pintura de branco das diferentes áreas, contou com o apoio de outros intervenientes: alunos do Núcleo 1 do Centro de Apoio à Aprendizagem; Assistentes Operacionais; Coordenador de Estabelecimento; Professores; Técnicos da Câmara Municipal da Lourinhã.
A turma, orgulhosa do trabalho produzido, deixou assim a sua pegada artística na escola Básica de Miragaia, intervindo na requalificação de espaços urbanos do município, e apelando à preservação da biodiversidade local.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
São alunos entre os 16 e os 18 anos, uma turma extremamente sensível aos problemas ambientais, proativos e com vontade de contribuir para a sensibilização e preservação do seu ecossistema, distinguido agora pela Unesco com a chancela Geoparque Oeste, alunos cheios de vontade de deixar a sua pegada artística, e despertar o interesse pelo tema, a todos aqueles que por aquelas paragens passarem.