Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Externato Dom Fuas Roupinho (Nazaré)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Nazaré

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Este mural apresenta um design artístico com elementos florais. Pintado numa parede exterior, o mural incorpora uma janela existente, transformando-a numa parte integrante da composição. Os principais elementos incluem flores estilizadas em tons de azul e verde, com contornos em roxo e padrões decorativos que se assemelham a vinhas ou ramagens. O fundo é uma parede lisa, o que realça as cores vibrantes do mural. A criatividade reside na forma como o mural utiliza o espaço urbano, transformando uma parede simples numa obra de arte que incorpora elementos arquitetónicos preexistentes, como a janela.

Qual a razão da escolha desta imagem?
o mural também incorpora padrões inspirados nos aventais típicos da Nazaré, destacando a cultura local. A chamada de atenção para a preservação dos ecossistemas locais é uma adição significativa, tornando o mural não apenas esteticamente agradável, mas também consciente e relevante para a comunidade.

O processo de criação desse mural envolveu várias etapas colaborativas. Primeiro, as alunas realizaram pesquisas sobre a cultura local da Nazaré, incluindo os padrões dos aventais típicos. De seguida criaram esboços e conceitos, considerando a integração da janela existente e a preservação dos ecossistemas locais. A pintura foi realizada com cuidado, aplicando as cores e detalhes necessários para destacar as flores e os padrões. Por fim, houve uma revisão e ajustes finais para garantir que o mural transmitisse a mensagem desejada.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As alunas do 10º ano do curso de Esteticista têm entre 15-17 anos de idade e a pintura foi realizada como atividade interdisciplinar.