Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

pintura_final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Departamento de Educação Ambiental da Câmara de Matosinhos
Projeto People and Planet

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema marinho - peixe e reptil; a água
Ecossistema terrestre - biodiversidade

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foca aspetos da natureza como a água, o mar, seres vivos e plantas que dependem uns dos outros.
Há ainda referência ao problema da energia ( ou falta dela).
O ser humano aparece amarrado e amordaçado perante a degradação do planeta.

Inicialmente foram escolhidas turmas de 8º ano, 10º e 11º de acordo com a disponibilidade dos professores e dos alunos. Nestas turmas as tarefas de elaboração de desenhos foi precedida por apresentação do problema - a água ( ou a escassez da água potável), o ambiente em relação aos ecossistemas terrestre e aquático seguido de discussão/ reflexão sobre as causas e consequências da ação humana e como melhorar a situação.
Os alunos elaboraram desenhos que depois foram pintados com tinta e pincel ou com lápis de cor.
Dependendo da qualidade e da mensagem do desenho foram reunidos e harmonizados os diferentes trabalhos dos alunos, resultando na pintura final. A pintura foi terminada no dia mundial da água - 22 de março.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos de 8º ano têm idades entre 12 e 14 anos e os alunos do secundário idades compreendidas entre 15 e 17 anos.
A forma de os motivar foi lançar uma questão e mostrar imagens de lugares degradados e outros não degradados. Dar tempo para reflexão e discutir as razões e as possíveis soluções. Dizer ainda que no final o destino dos seus trabalhos seria ficar gravados num dos muros da escola - neste caso o que ladeia a cantina.