Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Loureiro (Oliveira de Azeméis)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Ecossistema é o das margens do Rio Gondes (em frente à escola) onde decorreu o trabalho de campo do projeto Rios. Nesta saída de campo os alunos, entre outros parâmetros, procederam a uma identificação prévia das espécies.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Aproveitar e aplicar a teoria à prática é essencial, especialmente no 8º ano, quando os alunos estudam os ecossistemas e a preservação das espécies autóctones. Nesse contexto, os alunos estavam ativamente envolvidos no projeto Rios, o que proporcionou uma excelente oportunidade para vivenciar e consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A metodologia foi dividida em várias fases. Na primeira fase, os alunos observaram, identificaram e estudaram os ecossistemas nas aulas de Ciências Naturais e durante as saídas de campo no âmbito do projeto Rios. Na segunda fase, nas aulas de Educação Visual, os alunos desenharam diversos protótipos das espécies escolhidas. Na terceira fase, criaram uma composição com esses trabalhos. O passo seguinte foi ampliar os desenhos e transpô-los para o muro. Por fim, os alunos pintaram os desenhos no muro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Neste projeto, trabalharam 19 alunos do 8º ano (com idades entre 13 e 14 anos), desde o dia seis de fevereiro até ao dia vinte e oito de junho. O projeto foi desenvolvido por convite do Eco-Escolas da Escola Básica de Loureiro, considerando que esses alunos, juntamente com a professora de Ciências Naturais, já estavam envolvidos na dinamização do projeto Rios desde o 7º ano, sempre demonstrando muito interesse, curiosidade e dinamismo.
Foi um processo de grande envolvimento de todos os alunos, com trabalho em equipa durante as saídas de campo, na identificação e pesquisa, assim como na compilação dos desenhos e na pintura do muro. A troca de ideias e sugestões foi constante, com todos respeitando as perspectivas e opiniões de forma construtiva.