Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)
										Parceiros:
Câmara Municipal de Castelo Branco – Pintura prévia da parede com tinta branca e apoio na aquisição 
de tintas, pincéis, trinchas, tabuleiros
                                    
Memória descritiva
										Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Foi apresentado o projeto aos alunos num conselho Eco-Escolas e um grupo mostrou-se interessado 
em participar. Um dos alunos relatou uma visita familiar, recente, ao parque Naturtejo, mais 
concretamente um percurso de barco nas Portas de Ródão. O relato e as fotos que apresentou 
motivaram o grupo para conhecer melhor o ecossistema daquela região. 
Assim ficou decidido a paisagem a representar e foi iniciada a pesquisa sobre elementos da fauna e 
flora da zona. 
Decidiram a representação do monumento natural Portas de Ródão. Elementos da flora como : 
- grifo 
- ginete 
- barbo 
- chapim azul 
Elementos da flora como: 
- rosa albardeira 
- medronheiro 
- folhado 
Atendendo às dimensões do mural, traçaram os diferentes elementos em papel cenário que 
recortaram para servir de molde. 
Estudo da estrutura esquemática do painel. 
Esboço das imagens 
Seleção e mistura das tintas de acordo com as cores a aplicar. 
Início das pinturas. 
Ao grupo dos alunos do Eco-Escolas juntaram-se alguns alunos de outros clubes e outros que se 
interessaram pela atividade.
                                    
										Qual a razão da escolha desta imagem?
.Escolhemos um ecossistema da região da Beira Baixa (Parque Natural do Tejo Internacional). Os elementos a salientar são algumas espécies animais como o grifo (espécie protegida) o barbo e a gineta, o melro azul e espécies arbustivas como o medronheiro, o folhado e a rosa albardeira.
                                    
										Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Dinâmica de trabalho de projeto envolvendo metodologias ativas: 
--Motivação, a partir da apresentação das imagens e sua descrição do Geopark Naturtejo por um 
aluno. 
Propostas de desafios preparando-os para lidar com cenários reais e estimulantes para a preservação 
da Natureza. 
“Sala de aula Invertida “ primeira parte do desenvolvimento do trabalho tem lugar, com pesquisa e 
partilha de informação fora do espaço escola. 
Metodologia do trabalho de grupo, com a inserção em grupos de trabalho com características e 
funções diferentes promovendo desenvolvendo a autonomia, responsabilidade e o respeito pelo 
trabalho dos seus pares. 
Trabalho colaborativo contemplando a diversidade entre os alunos e a partilha de conhecimento e 
aptidões, enriquecendo ainda mais o debate e o conhecimento. 
Reflexão construtiva acerca do processo e do trabalho final.
                                    
										Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos envolvidos situa-se entre os 11 e os 14 anos. 
O projeto foi apresentado numa reunião do Eco-Escolas. O interesse manifestado foi instantâneo 
quando um dos alunos presentes deu a conhecer as observações in loco resultantes de uma visita 
familiar, recente, ao parque Naturtejo, mais concretamente um percurso de barco nas Portas de 
Ródão. Situado entre o vale do Tejo e as montanhas do centro do país, o Geopark Naturtejo promove 
o equilíbrio entre o Homem e a Natureza. O relato e as fotos que apresentou serviu de motivação 
para o conhecimento do ecossistema daquela região. 
Formaram-se grupos de trabalho com tarefas específicas (aspetos geológicos, fauna, fora e formas de 
preservação). Convocaram-se reuniões semanais (quarta-feira) onde os diferentes grupos 
apresentarem a evolução das suas pesquisas. Foram-se juntando voluntariamente alunos de outros 
clubes. Seguiu-se a estruturação da imagem de acordo com o espaço. 
Dividiram-se tarefas de representação e pintura, De acordo com a disponibilidade reformularam-se 
grupos de trabalho e definiram-se horários.
                                    
 
                    
