Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final visualizado no espaço da escola onde se insere.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Castelo Branco – Pintura prévia da parede com tinta branca e apoio na aquisição
de tintas, pincéis, trinchas, tabuleiros

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Foi apresentado o projeto aos alunos num conselho Eco-Escolas e um grupo mostrou-se interessado
em participar. Um dos alunos relatou uma visita familiar, recente, ao parque Naturtejo, mais
concretamente um percurso de barco nas Portas de Ródão. O relato e as fotos que apresentou
motivaram o grupo para conhecer melhor o ecossistema daquela região.
Assim ficou decidido a paisagem a representar e foi iniciada a pesquisa sobre elementos da fauna e
flora da zona.
Decidiram a representação do monumento natural Portas de Ródão. Elementos da flora como :
- grifo
- ginete
- barbo
- chapim azul
Elementos da flora como:
- rosa albardeira
- medronheiro
- folhado
Atendendo às dimensões do mural, traçaram os diferentes elementos em papel cenário que
recortaram para servir de molde.
Estudo da estrutura esquemática do painel.
Esboço das imagens
Seleção e mistura das tintas de acordo com as cores a aplicar.
Início das pinturas.
Ao grupo dos alunos do Eco-Escolas juntaram-se alguns alunos de outros clubes e outros que se
interessaram pela atividade.

Qual a razão da escolha desta imagem?
.Escolhemos um ecossistema da região da Beira Baixa (Parque Natural do Tejo Internacional). Os elementos a salientar são algumas espécies animais como o grifo (espécie protegida) o barbo e a gineta, o melro azul e espécies arbustivas como o medronheiro, o folhado e a rosa albardeira.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Dinâmica de trabalho de projeto envolvendo metodologias ativas:
--Motivação, a partir da apresentação das imagens e sua descrição do Geopark Naturtejo por um
aluno.
Propostas de desafios preparando-os para lidar com cenários reais e estimulantes para a preservação
da Natureza.
“Sala de aula Invertida “ primeira parte do desenvolvimento do trabalho tem lugar, com pesquisa e
partilha de informação fora do espaço escola.
Metodologia do trabalho de grupo, com a inserção em grupos de trabalho com características e
funções diferentes promovendo desenvolvendo a autonomia, responsabilidade e o respeito pelo
trabalho dos seus pares.
Trabalho colaborativo contemplando a diversidade entre os alunos e a partilha de conhecimento e
aptidões, enriquecendo ainda mais o debate e o conhecimento.
Reflexão construtiva acerca do processo e do trabalho final.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos envolvidos situa-se entre os 11 e os 14 anos.
O projeto foi apresentado numa reunião do Eco-Escolas. O interesse manifestado foi instantâneo
quando um dos alunos presentes deu a conhecer as observações in loco resultantes de uma visita
familiar, recente, ao parque Naturtejo, mais concretamente um percurso de barco nas Portas de
Ródão. Situado entre o vale do Tejo e as montanhas do centro do país, o Geopark Naturtejo promove
o equilíbrio entre o Homem e a Natureza. O relato e as fotos que apresentou serviu de motivação
para o conhecimento do ecossistema daquela região.
Formaram-se grupos de trabalho com tarefas específicas (aspetos geológicos, fauna, fora e formas de
preservação). Convocaram-se reuniões semanais (quarta-feira) onde os diferentes grupos
apresentarem a evolução das suas pesquisas. Foram-se juntando voluntariamente alunos de outros
clubes. Seguiu-se a estruturação da imagem de acordo com o espaço.
Dividiram-se tarefas de representação e pintura, De acordo com a disponibilidade reformularam-se
grupos de trabalho e definiram-se horários.